top of page

Psicodiagnóstico em Diversas Abordagens (Clínica de Psicologia para Recém-Formados Livro 2)

Este livro tem por objetivo focar nas necessidades do psicólogo recém-formado, levantando temas-chaves que eles necessitam para realizar psicodiagnóstico e está dividido nas seguintes abordagens: psicanalítica, comportamental, humanista, existencial-humanista e social. Na abordagem psicanalítica, são discutidas as atitudes diante do paciente, à doença e à saúde, o diagnóstico da teoria do amadurecimento de Winnicott, os desafios dos iniciantes, a técnica do "jogo do rabisco", o manejo do paciente criança e seus pais. Na abordagem comportamental, discute-se a análise funcional do comportamento, suas etapas e suas diferenças em relação a outras abordagens psicológicas. Na abordagem centrada na pessoa, traz uma contextualização do psicodiagnóstico humanista. Na abordagem fenomenológica, aborda o encontro fenomenológico entre o terapeuta iniciante e o paciente. Traz também a ampliação do tema, descrevendo como ele ocorre no contexto da prática social e das equipes multidisciplinares.

Miguel Antônio de Mello Silva (Autor), Gláucia Telles Sales (Autor), Josiane Cristine Ramos Ferreira (Autor),

Rita Nicioli Cerioni (Autor), Denise Rosolen Sanson (Autor), Gabriel Fachini (Autor), Erika Sproesser (Autor),

Priscila Camile Barioni Salgado (Autor), Rita de Cássia Oliveira Assunção (Autor)

Compre aqui

CLÍNICA DE PSICOLOGIA PARA RECÉM-FORMADOS: a experiência inicial sob os cuidados de abordagens maduras (Clínica Psicológica Para Iniciantes Livro 1)

Imagine-se frente ao seu supervisor clínico: quais dúvidas você lhe traria para iniciar sua prática de psicólogo clínico? Quais teorias ele usaria para embasar as respostas dele? O que será que ele diria ser imprescindível conhecer? Pensando nessas situações que supervisores clínicos escreveram este livro. Imaginando-se sentados frente a frente com o aluno, discorreram sobre um tema relevante, fazendo conexões com as ideias de autores importantes das principais correntes teóricas, úteis para o início da prática clínica, recriando o espaço psicológico existente nas supervisão da formação de psicólogos clínicos. Sem dúvida, é uma leitura útil para aqueles que desejam pisar firme na identidade de psicoterapeuta, tornando-se quase obrigatória para os alunos de cursos de Psicologia.

Gláucia Telles Sales (org.) (Autor), Miguel Antônio de Mello Silva (Autor, Ilustrador), Gabriel Fachini (Autor),

Priscila Barioni Salgado (Autor), Andreia E. Garcia de Oliveira (Autor), Thais de Assis Antunes Baungart (Autor),

André Roberto Ribeiro Torres (Autor), Cláudia Capelini Picirilli (Autor)

Compre aqui

Constelações Familiares: evoluções

Tudo evolui.
É comum as pessoas desejarem conhecer um assunto tão intrigante como o das constelações familiares e começarem a busca dele em sites da internet. Isto é a razão pela qual fiz esta publicação em um formato eletrônico. 
Várias dessas pessoas, mais tarde, se surpreendem quando vão comparar o que encontrarem nas pesquisas com aquilo que vivenciaram na minha forma de trabalhar. Nesse sentindo, a outra razão de escrever sobre o assunto foi desejar mostrar ser possível aproveitar o que existe de melhor na tradição das constelações familiares para aprimorá-lo com uma postura menos diretiva, em uma dependência maior do campo fenomênico singular formado nos trabalhos.
Para este livro, pensei nas pessoas que, motivadas em conhecer constelações familiares fazem busca na língua portuguesa brasileira e encontram muito pouco material. Talvez isso se deva ao fato de que as constelações familiares, quando comparadas com outros métodos terapêuticos, é realmente uma novidade. Por isso optei em publicar o material por uma livraria digital com forte presença mundial.
A inicial resistência da comunidade científica é bem natural, quanto mais em relação a um método assentado sobre um paradigma científico diverso. Envolta em brumas de incompreensão e associada a práticas esotéricas, não faz muito tempo que a técnica de constelações familiares foi aceita pelo Conselho Federal de Psicologia brasileiro como um método legítimo de psicoterapia. Antes disso, fora do Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, as constelações familiares já configuravam campos de pesquisa legítimos dentro das universidades, onde testadas por meio de métodos experimentais que lhes comprovaram a eficácia. 
Longe de querer fazer deste material um guia, ele deve ser recebido mais como uma janela que permite visualizar diversas reflexões para aqueles que se aproximam do assunto bem como funcionar como um norte para facilitadores relativamente treinados.
Bert Hellinger, o sistematizador das constelações familiares sistêmicas, também evoluiu e, seguindo as suas pegadas, evitei escrever qualquer coisa “na pedra”. Isto é, procurei me manter aberto nas colocações, pouco dogmático, a fim de preservar-me a liberdade de modificar o que agora apresento neste livro. Dessa maneira, anseio por nunca ter que escutar alguém afirmar que eu estaria me contradizendo pois, assim como Hellinger afirma, tudo evolui. Sempre.

Miguel Antônio de Mello Silva (Autor)

Compre aqui

bottom of page